Prefeitura e sindicato debatem melhorias para a Guarda Municipal

em 25 Julho 2022. Postado em Notícias

Duas rodadas de negociações entre representantes da Prefeitura e da Guarda Municipal de Curitiba debateram questões que possam trazer melhorias para a corporação. Os dois encontros aconteceram, nesta semana, na sede da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

O primeiro dia foi dedicado à discussão de temas relacionados à saúde ocupacional, plano de saúde e previdência social.

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) informou que está remodelando o atendimento e criando uma nova diretoria de atenção primária, que deve resolver a questão de atendimentos elencadas na reunião. Além disso, novos hospitais já foram credenciados, incluindo um hospital pediátrico.

Em relação à previdência, o representante do IPMC, Hélio José Pizzatto, esclareceu que é possível marcar uma reunião com o setor responsável para esclarecer duvidas e debater sobre aposentadoria especial de forma específica.

Saúde Ocupacional
A administração informou que a saúde mental de todos os servidores é tema de atenção por parte da pasta, que está desenvolvendo um programa para atender a demanda e contemplar todas as secretarias.

O diretor do Departamento de Saúde Ocupacional da Smap, Guilherme Graziani, disse que um material sobre dependência química está disponível no portal do servidor. Também informou que é possível desenvolver palestras específicas para a Guarda Municipal, que atenda o perfil da corporação, em uma possível parceria com o Centro da Formação da GM.

A reunião teve a participação da equipe técnica da Smap. Representaram o Sigmuc, a presidente Rejane Sobreiro e Luiz Inácio Simioni.

Condições de trabalho
Na segunda rodada de negociação, o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, explicou que há um estudo em andamento para avaliar possíveis mudanças no uniforme da GM. A Smap também se comprometeu a contribuir com esse estudo, levando em consideração as normas regulamentadoras (NR) relativas à segurança e medicina do trabalho.

Outro ponto abordado foi referente às condições de estrutura de alguns postos de trabalho localizados em outras secretarias. Sobre isso, o comandante se comprometeu em realizar um levantamento dos postos para avaliar e garantir boas condições, além disso, informou que irá se comunicar com outras pastas para solucionar qualquer dificuldade.

Sistemas de Informações e Equipamentos
Sobre dificuldades em obter logins individuais de acesso aos sistemas de informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e do Ministério da Justiça, o superintendente da SMDT, José Semmer Neto, informou que deverá entrar em contato com os dois órgãos para solicitar informações e auxiliar no que for possível para que todos que necessitem tenham seu acesso garantido.

A compra de novos equipamentos e de coletes balísticos também foi tema. Nos dois casos, o comandante da GM esclareceu que há previsão de novas compras para a corporação.

Outro ponto de destaque foi a informação de que a academia GM, localizada no Centro de Formação, encontra-se em reforma.

Representaram o Sigmuc nesta reunião a presidente Rejane Sobreiro, Adenilda Costa, Roberto Kuss e Jean Barbosa. Técnicos da Smap também compareceram.