Imprimir

Curitiba renova participação em campanha de cidades resilientes da ONU

em 22 Julho 2022. Postado em Notícias

campanha onu 01Curitiba renovou sua participação na campanha Construindo Cidades Resilientes (Making Cities Resilient) - MCR 2030, liderada pelo Escritório das Nações Unidas (ONU), que visa à redução de desastres e o desenvolvimento de resiliência urbana. O município fazia parte do comitê das cidades participantes até 2020 e, nesta semana, recebeu o aceite da organização para dar continuidade aos trabalhos até 2030.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Péricles de Matos, explica que a cidade é referência mundial em boas práticas nessa área e busca avançar ainda mais. Hoje, um comitê gestor municipal coordenado pela Defesa Civil se dedica nesse trabalho.

“Curitiba possui um comitê que conta com a participação de representantes de toda a estrutura da administração pública municipal que busca incansavelmente soluções práticas para os problemas da cidade moderna. Esse trabalho inclui de forma prioritária ações que possam prever e evitar desastres.”

Novas metas
Novas metas da campanha foram definidas pela ONU até 2030. Inclusive, no último mês, uma reunião do Comitê Gestor com um representante do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos discutiu como se darão as novas fases.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro, uma das primeiras demandas será a análise evolutiva das ações com uso de uma ferramenta capaz de demonstrar o nível de resiliência da cidade antes e depois da implantação dessas iniciativas.

“Nessa nova fase também vamos compartilhar todas as ações desenvolvidas, obter informações sobre aquilo que tem sido realizado em outras cidades ao redor do mundo que possam ser aproveitadas pelo município, além de divulgar aquilo que nossa cidade já tem como exemplo”, esclarece o coordenador.

campanha onu 02

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Centro de Gerenciamento de Crises e Desastres da Defesa Civil atua no monitoramento da cidade com foco em resiliência urbana. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

campanha onu 03

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Curitiba renova participação em campanha de cidades resilientes da ONU.

  • Compartilhe: