Imprimir

Moradores e famílias atendidas pela Apae agora têm ônibus mais perto e asfalto novo

em 03 Maio 2022. Postado em Notícias

apae asfalto 01A mobilização conjunta de moradores e famílias atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no bairro Butiatuvinha rendeu uma importante conquista para todos. A partir de solicitação apresentada no programa de consultas públicas Fala Curitiba, as ruas de acesso à instituição receberam manutenção e foram requalificadas. Também foi instalada uma rotatória na interseção das ruas Orlando Peruci e Professora Nilza Antônia Carvalho Ganz, para permitir o acesso do transporte coletivo.

A partir desta quinta-feira (31/3), a linha de ônibus 912 José Culpi terá parada na frente da Apae. A linha terá tabela de horário especial e o itinerário estendido às 7h54, 11h28, 12h13, 12h58,13h42 e 16h49 até o ponto da instituição, nos dias úteis.

A mudança beneficia famílias atendidas e os profissionais da instituição, além dos moradores que passam a contar com o transporte mais próximo de casa. A Apae atende a 390 pessoas

O começo
Iniciados em fevereiro, sob a coordenação da Unidade Técnica de Infraestrutura de Pavimento da Secretaria Municipal de Obras Públicas, os serviços de manutenção e as obras reparadoras partiram da escavação da Rua Professora Nilza Antônia Carvalho Ganz para criar o novo traçado na via e permitir a implantação de rotatória no cruzamento com a Orlando Peruci. A interseção garantiu as condições para a extensão do transporte e a organização do trânsito no local.

Asfalto novo
Além da rotatória, a Rua Professora Nilza Antônia Carvalho Ganz ganhou asfalto novo em 190 metros de extensão, requalificação do sistema de drenagem, com implantação de boca de lobos, meio-fio, calçadas, paisagismo e nova iluminação. Um superposte com sistema de pétalas com quatro luminárias, em tecnologia LED, foi instalado e deixou mais claro e seguro o endereço.

Já na Rua Orlando Peruci o novo asfalto alcançou 200 metros da via, garantindo mais segurança e conforto no acesso de quem circula pela região. A nova sinalização das vias foi implantada pela Superintendência de Trânsito (Setran).

“O resultado positivo dos serviços é inegável e reafirma o compromisso e a determinação da Prefeitura em atender a população que reivindica suas demandas no Fala Curitiba. Os curitibanos estão pedindo e a gestão Rafael Greca está atendendo”, comenta o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Na sede da Apae de Santa Felicidade são mantidas três escolas, um centro terapêutico e uma casa lar. As mudanças, mesmo antes de finalizadas, já são comemoradas pela assistente social da instituição, Rosilei Bastos Pivovar, uma das articuladoras do movimento feito pela comunidade para pleitear a obra no Fala Curitiba.

“É fato que nos empenhamos, nos organizamos enquanto comunidade para conseguirmos as melhorias de uma forma coletiva, mas a beleza que ficou a obra, a transformação que aconteceu, foi acima da nossa expectativa”, disse Rosilei.

Mobilização dos vizinhos
O aposentado Mário Gapski, morador do bairro há mais de 60 anos, se uniu na tarefa de mobilizar os vizinhos para participarem ativamente do Fala Curitiba.

“O povo não está acreditando, ficou uma beleza. Vim fiscalizar os serviços todas as tardes, vi avançar passo a passo e comemorei cada melhoria. Estamos tendo a confirmação de que há um caminho para que nossas solicitações virem serviços prestados”, disse Gapski.

Simone Chagas Lima, administradora regional de Santa Felicidade, comenta a importância da participação da população no programa Fala Curitiba. Além da nova rotatória e da extensão do ponto de ônibus até a frente da sede da Apae, o programa já assegurou outras conquistas para os 12 bairros da regional. “Essa é mais uma obra conquistada a partir do engajamento social junto ao trabalho que a gestão do prefeito Rafael Greca tem desenvolvido. A participação das pessoas nas audiências públicas é fundamental para que possamos atendê-las em suas necessidades”, diz Simone.

LEIA MAIS

apae asfalto 02

 

 

 

 

 

 

 



Foto: Luiz Costa/ SMCS

apae asfalto 03

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Luiz Costa/ SMCS

apae asfalto 04

 

 

 

 

 

 

 

 




Foto: Luiz Costa/ SMCS

apae asfalto 05

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Foto: Luiz Costa/ SMCS

apae asfalto 06

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Foto: Luiz Costa/ SMCS

apae asfalto 07

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Na imagem, Mário Gapski Curitiba,30/03/2022. Foto: Luiz Costa/ SMCS

apae asfalto 08

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Na imagem, Roselei Bastos Pivovar. Curitiba,30/03/2022. Foto: Luiz Costa/ SMCS

apae asfalto 09

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Foto: Luiz Costa/ SMCS

apae asfalto 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Foto: Luiz Costa/ SMCS

apae asfalto 11

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Foto: Luiz Costa/ SMCS

  • Compartilhe: