Com novo traçado, Eduardo Sprada tem trânsito seguro e com maior fluidez

em 02 Maio 2022. Postado em Notícias

tracado eduardo sprada 01A Rua Eduardo Sprada, na CIC, ganhou um novo traçado para desatar um antigo nó de trânsito que por mais de três décadas causou problemas aos motoristas na região. O prefeito Rafael Greca entregou na tarde desta segunda-feira (28/3) a obra de correção geométrica executada na via, no trecho de 250 metros a partir do cruzamento com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.

A entrega da obra faz parte da programação pelos 329 anos de Curitiba, neste mês de março.

O serviço corrigiu o traçado da rua, eliminando a obrigatoriedade de os motoristas terem que fazer duas curvas fechadas, no encontro com a Juscelino Kubitschek e antes de passar sob a rodovia BR-376, para seguirem seu itinerário pela via.

“À véspera dos 329 anos de Curitiba nós estamos onde a Rua Eduardo Sprada encontra a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a antiga Estrada da Ferraria. Esse local é marcado pela fábrica da Volvo, endereço de inovação e de industrialização de Curitiba", lembrou Greca.

"Com a obra realizada, nossa cidade avançou para melhor. A ideia agora é transformar esse ponto de cruzamento na futura Praça da Suécia, em terreno que, por comodato, será cedido pela Volvo para Curitiba”, disse o prefeito.

A obra viária, que teve início em setembro do ano passado, ocorreu em sua maior parte em um terreno desapropriado pela Prefeitura, nas margens da movimentada esquina, e causou pouco impacto para o tráfego na região.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas a intervenção compreendeu, além do novo traçado, requalificação do pavimento em asfalto, implantação de sistema de drenagem, meio-fio, construção de calçadas, rampas de acessibilidade, ciclovia, iluminação pública e sinalização com quatro semáforos.

Fluidez no trânsito
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, o valor investido foi de R$ 1,7 milhão. “Trata-se de uma importante intervenção que assegurou maior segurança e fluidez no trânsito desse trecho da Rua Eduardo Sprada”, disse Rodrigues.

Ele destacou outras benfeitorias realizadas pela Prefeitura em duas vias que servem os moradores da CIC e que foram requalificadas completamente, a partir do programa Asfalto no Saibro: as ruas Professor Henrique Berg e Vitória Moreira Damaceno, que tinham o pavimento de saibro, já contam com asfalto.

O investimento na região terá nova etapa. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai fazer uma praça temática no local, alusiva à presença da Suécia em Curitiba, representada pela fábrica de caminhões da Volvo.

Acompanharam a entrega da obra o presidente da Volvo América Latina, Fabiano Todeschini; o presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; o assessor político Lucas Navarro, o secretário municipal de Finanças, Cristiano Holtz; a coordenadora de Mobilidade e Transporte do Ippuc, Olga Prestes; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a auditora da Secretaria Municipal de Finanças, Viviane Galdino; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji e o engenheiro Diego Prendim, um dos responsáveis pela obra.

tracado eduardo sprada 02

Correção geométrica do cruzamento das Ruas Eduardo Sprada com Av Juscelino Kubitschek de Oliveira / Contorno Leste - Curitiba, 28/03/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

tracado eduardo sprada 03

tracado eduardo sprada 04