Guardas prendem suspeito de pichação na Praça Tiradentes

em 13 Janeiro 2022. Postado em Notícias

Dois indivíduos foram flagrados pela Guarda Municipal pichando um edifício localizado na Praça Tiradentes, por volta das 4h30 deste sábado (18/9). O delito foi verificado a partir das equipes de plantão na Muralha Digital, que fizeram acionamento da equipe operacional mais próxima do local para atender a ocorrência.

A dupla estava pichando entre o terceiro e o quarto andares do edifício. Um deles fugiu. O outro também tentou escapar dos guardas e acabou caindo de uma altura de três metros. Depois da queda, ainda tentou resistir à prisão. Ele estava com uma lata de tinta vermelha.

O jovem, de 24 anos, é reincidente no delito de pichação e foi multado em R$ 10 mil, conforme prevê lei municipal nº 15.89/2017 e o Código de Posturas de Curitiba, e conduzido à Delegacia do Meio Ambiente. De acordo com os guardas, a síndica do prédio também compareceu à delegacia para representar o crime.

Videomonitoramento
O monitoramento por câmeras tem sido uma ferramenta a mais na repressão de pichação na capital. De janeiro a setembro, outros 55 flagrantes do delito foram possíveis por equipes da Guarda Municipal, grande parte deles com o auxílio do sistema de videomonitoramento. Na Muralha Digital, que funciona 24 horas por dia, o operador repassa informações para os guardas em patrulhamento, a partir dos quais são feitas averiguações e abordagens.

O cidadão também pode contribuir para reprimir a pichação. Caso flagre a atividade, pode repassar imediatamente informações para o telefone de emergência 153 da Guarda Municipal.