Cinco servidores da Guarda Municipal se aposentam em novembro

em 03 Dezembro 2021. Postado em Notícias

aposentadoria novembro 01Em novembro, cinco servidores da Guarda Municipal se aposentaram. A homenagem mensal aos companheiros de carreira pelos serviços prestados à população foi realizada na terça-feira (30/11), na sede da corporação (Rua Presidente Cavalcanti, 451).

Entre os aposentados do mês está Eloi Meyer Cordeiro, que teve no núcleo regional do Boqueirão o seu último posto de trabalho. “É muito gratificante poder ajudar as pessoas. Tudo o que eu tenho hoje foi por conta da Guarda”, avalia.

Ingresso na corporação
Cordeiro decidiu prestar o concurso para a Guarda Municipal após ter perdido o emprego anterior. Hoje, com mais de 30 anos na corporação, considera que fez a escolha correta.

“Eu fiquei com uma estabilidade muito grande, assim como parentes que trabalhavam em outras áreas da prefeitura. Se estivesse ainda no meu antigo emprego, não seria a mesma coisa”, compara.

Ocorrência inesperada
Entre as experiências marcantes durante a trajetória de guarda municipal no Boqueirão, Cordeiro lembra de uma ocorrência inusitada no Parque Náutico. A equipe foi acionada porque apareceu uma jiboia de grande porte por onde passavam muitos frequentadores do parque.

“Estávamos entrando em contato com o Corpo de Bombeiros quando uma moça chegou, disse que a cobra era dela e que ‘só’ tinha deixado a cobra na grama perto do viaduto. Ela colocou a jiboia no pescoço e foi embora, com um monte de gente indo atrás para tirar foto”, lembra ele.

Homenagem dos colegas
Além de Cordeiro, outros quatro servidores da Guarda se aposentaram no mês de novembro: Celma Barbosa de Melo e Sebastião Patrício da Silva, que também estavam lotados no núcleo Boqueirão; Jorge Marques, que ocupou por último o posto da GM no CIC e Eliana Aparecida Madureira, que encerrou a carreira no núcleo do Portão.

Todos os meses, a Guarda Municipal prepara uma homenagem aos aposentados do mês. No último dia de trabalho é feita a entrega oficial do uniforme, da arma de fogo funcional, do colete balístico e demais equipamentos que compõem a função de guarda municipal. Esse procedimento é feito na sede da corporação, sediada em frente ao Passeio Público, no centro da cidade.

Antes de sair do prédio pela última vez, já então como aposentado, o profissional recebe da Superintendência da GM um certificado de agradecimento pelos serviços prestados, faz uma foto e balança um sino, como a última atividade antes de se desligar de forma definitiva da corporação. Neste momento, todos os guardas presentes vão até a porta ou janela mais próxima e aplaudem o colega.

aposentadoria novembro 02

Na foto, os servidores da GM que se aposentaram em novembro. Da esquerda para a direita: Eloi Meyer Cordeiro, Sebastião Patrício da Silva, Celma Barbosa de Melo e Jorge Marques. Foto: Divulgação

aposentadoria novembro 03

aposentadoria novembro 04