Guarda apresenta projetos em evento de Militaria em Santa Felicidade

em 22 Novembro 2021. Postado em Notícias

colecionadores militaria 06A Defesa Civil, o Teatro de Fantoches, a Patrulha Maria da Penha e o treinamento da border collie Aysha, integrante do projeto Cão Amigo do Grupo de Operações com Cães (GOC), foram algumas das iniciativas apresentadas no sábado (20/11) durante o primeiro encontro de colecionadores de militaria, realizado em Santa Felicidade.

Integrantes do núcleo regional Santa Felicidade e do Centro de Formação e Desenvolvimento Pessoal da GM estiveram presentes, junto com o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Com foco no resgate histórico e participação de descendentes de italianos na Força Expedicionária Brasileira (FEB), o evento contou com a participação de grupos culturais de Curitiba e de São Paulo voltados ao tema. Teve exposições de itens de colecionador, como viaturas antigas e miniaturas, e lançamentos de livros sobre o assunto. O encontro também contou com a participação dos órgãos de segurança da cidade, que aproveitaram o evento para divulgar projetos.

“Fizemos a exposição de materiais referentes às ações que realizamos na cidade, como veículos e uniformes”, explica o inspetor João Batista, responsável pelo núcleo de Santa Felicidade e que também participou do evento.

Além da divulgação dos projetos, a Guarda Municipal convidou o guarda municipal aposentado João Donizete de Araújo, filho do soldado da FEB Jorge Fernandes de Araújo para uma palestra. O relato dele auxiliou no resgate histórico de histórias dos pracinhas durante a Segunda Guerra Mundial.

“Para nós foi de suma importância convidá-lo para participar do evento, para lembrar e valorizar a história do pai através desta exposição. Para ele foi muito gratificante”, comenta o inspetor João Batista.

colecionadores militaria 02

colecionadores militaria 01