Defesa reforça cuidados na prevenção contra uso de drogas entre motoristas

em 18 Novembro 2021. Postado em Notícias

cuidados drogas defesa 01Nesta quinta-feira (22/7), representantes do Departamento de Política Sobre Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, da Polícia Rodoviária Federal e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado do Paraná participaram de evento em celebração ao Dia do Motorista, que acontece em 25 de julho, a convite da Cargolifit, empresa de logística que tem mais de 500 motoristas.

O evento foi organizado pela empresa para sensibilizar colaboradores e condutores contratados sobre a responsabilidade do ato de dirigir, em especial a prevenção ao uso de drogas no trânsito e a campanha Coração Azul (#julhoazul) de conscientização sobre o tráfico humano e toda a violência gerada.

“Por trás da maioria velada do tráfico humano e dos crimes no trânsito está o uso abusivo e o tráfico de drogas. O Departamento de Política Sobre Drogas do Município de Curitiba está elaborando projeto de prevenção para ser aplicado em empresas que tenham o interesse em participar. Empresas que estejam dispostas a desenvolver um plano eficaz de incentivo à prevenção ao uso de álcool e outras drogas, incluindo o cuidado e o apoio às famílias de seus colaboradores, poderão receber o selo Viver sem Drogas”, diz o coordenador do Departamento de Política sobre Drogas, Thiago Kronit Ferro.

Crime
O tráfico de pessoas é crime tipificado na Lei nº 13.344, de 6 de outubro de 2016. Ele acontece quando a pessoa é levada a uma situação de exploração, mesmo que, de início, tenha concordado em participar da ação. O tráfico pode acontecer para vários fins: exploração sexual, trabalho equivalente ao de escravo, remoção de órgãos humano, adoção ilegal, tráfico de drogas, entre outros.

O dia 30 de julho (próxima sexta-feira) é o dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instituído pela Assembléia Geral da ONU para marcar a data de aprovação do Plano Global de Combate ao Trafico de Pessoas, de julho de 2010.

Coração Azul é uma campanha de sensibilização para despertar a solidariedade com as vitimas e encorajar a sociedade a participar do enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Trata-se de uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC/ONU), que acontece em vários países do mundo.

A Polícia Rodoviária Federal, em parceria com a Childhood Brasil, está desenvolvento a 8ª edição do Mapear, levantamento dos pontos vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA) nas rodovias federais brasileiras.

O Mapear utiliza inteligência policial aliada a sistemas de tecnologia para o cruzamento de dados sobre Esca em todo Brasil. A cada dois anos, as informações são consolidadas na cartilha, que é utilizada como ferramenta preventiva de orientação para enfrentamento qualificado e integrado entre órgãos, instituições e empresas privadas.

“A Polícia Rodoviária Federal entende que por meio de ações integradas entre o poder público e a sociedade civil há maior efetividade na segurança e na preservação de vidas”, comenta o Superintendente Regional da PRF no Paraná, Antônio Paim de Abreu Junior.

cuidados drogas defesa 02

cuidados drogas defesa 03