Imprimir

Prefeitura abre novo hotel social para pessoas em situação de vulnerabilidade

em 11 Agosto 2021. Postado em Notícias

hotel1Homens e mulheres em situação de vulnerabilidade social são atendidos pela Prefeitura em três hotéis sociais localizados no Centro da cidade, que podem receber até 162 pessoas simultaneamente.

É o projeto Nova Morada, Vida Nova, coordenado pelo Departamento de Política Sobre Drogas da Secretaria de Defesa Social e Trânsito. Neste mês dedicado à prevenção do uso de drogas, o Junho Branco, o projeto tem dois motivos para comemorar: o alcance da marca de 2 mil atendimentos e uma nova sede.

Além das três unidades do projeto, Curitiba tem um quarto hotel social, coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS).

Nos próximos dias, um dos hotéis gerido pelo Departamento de Política Sobre Drogas terá novo endereço. A nova sede fica Rua Conselheiro Araújo, próximo ao Hospital de Clínicas. Outros dois continuam funcionando na Avenida Affonso Camargo e na Rua Visconde do Rio Branco.

Representantes das áreas envolvidas no processo de resgate social - segurança, assistência social e saúde - conheceram a nova sede do Nova Morada, Vida Nova na tarde da última sexta-feira (25/6).

“Este é mais um exemplo da integração de ações determinadas pelo prefeito Rafael Greca para que a população seja bem atendida. Todos trabalhando em prol da sociedade curitibana ”, pontuou o vice-prefeito Eduardo Pimentel.

O enfrentamento à situação provocada pela pandemia de covid-19 passa por três pilares fundamentais, destacou Pimentel.

“Nós, como gestores públicos, temos o compromisso de desenvolver ações transversais enquanto avançamos com a vacinação, buscamos soluções para a geração de empregos que propiciem a retomada econômica e o trabalho social: cuidar de quem perdeu o emprego, está sofrendo e precisa do braço forte do poder público para sair com esperança de vida nova”, afirmou.

Acolhimento para uma mudança de vida
O projeto proporciona uma moradia temporária com a entrega de um kit higiene, momentos de recreação (sala de TV e biblioteca), armário individual para pertences pessoais e duas refeições (jantar e café da manhã) pelo período em que podem permanecer nos hoteis, das 18h às 9h.

Para participar do Nova Morada, Vida Nova, que afasta o indivíduo do contato com as drogas e com a criminalidade, a pessoa passa por entrevistas nas quais são avaliados perfil e interesse na reinserção social. O projeto oferece opções de capacitação e orientações para a busca de um trabalho.

“A Prefeitura nos enobrece com esse trabalho, pelo qual resgatamos também a nossa humanidade. Estendemos a mão para auxiliar naquilo que lhes foi negado a vida toda”, destaca o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Um dos hotéis do projeto será mantido até o fim do ano com recurso de R$ 1,1 milhão proveniente de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Luizão Goulart.

“As políticas públicas voltadas para pessoas que vivem em vulnerabilidade são complexas e desafiadoras. A invisibilidade jamais pode ser permitida. Nem aos olhos da sociedade e muito menos aos nossos, representantes do povo. Como deputado federal, fico muito satisfeito em poder contribuir com esse programa social, organizado e com responsabilidade de atuação”, disse Luizão.

As demais sedes são mantidas com recursos do município.

Presenças
Também visitaram a nova sede na última semana o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel; o vereador Osias Moraes e, da Secretaria Municipal da Saúde, a coordenadora de Saúde Mental, Nalu Caigawa, e a psicóloga Ticianne Frega.

“São integrantes de setores da administração municipal que não pararam um minuto durante a pandemia”, observa o coordenador do Departamento de Política Sobre Drogas, Thiago Ferro.

hotel2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 Foto: Daniel Castellano/SMCS

hotel3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Foto: Daniel Castellano/SMCS 

hotel4

 

 

 

 

 

 

 

 



  Foto: Daniel Castellano/SMCS  

hotel5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Foto: Daniel Castellano/SMCS 

hotel6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Daniel Castellano/SMCS  

hotel9 

 

 

 

 

 

 

 



 Foto: Daniel Castellano/SMCS 

hotel12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
  Foto: Daniel Castellano/SMCS

hotel18

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 Foto: Daniel Castellano/SMCS

  • Compartilhe: