Curitiba participa de evento nacional on-line sobre mobilidade urbana

em 12 Fevereiro 2021. Postado em Notícias

antp live 1Curitiba participou, nesta quinta-feira (11/2), de um evento on-line da Associação Nacional de Transportes Públicos, o ANTP Café. A conversa contou com a participação do vice-prefeito Eduardo Pimentel; da superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella; do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia; e do vice-presidente da ANTP, Cláudio de Senna Frederico.

O evento foi criado para entender e compartilhar as experiências que a cidade vem passando em relação à mobilidade urbana e principalmente ao transporte público.

O debate partiu do ponto de que para a mobilidade funcionar de maneira adequada, o município precisa de ações e esforços de várias áreas - e isso não é diferente com o transporte público. “Todos nós temos um desafio muito grande. Não tenho dúvida de que um dos maiores desafios que os gestores públicos têm é no transporte público da cidade, que já vinha perdendo passageiros antes da covid-19”, disse o vice-prefeito.

Pimentel mencionou a possibilidade de subsídios externos. “É necessário um subsídio municipal, estadual e também um subsídio federal. Nós temos entendimento de que isso é necessário para um transporte coletivo de mais qualidade”, acrescentou ele.

A conversa debateu também novos investimentos, integração com a Região Metropolitana, problemas financeiros causados pela pandemia e a criação de um plano nacional de mobilidade.

Outro assunto em pauta foi sobre novas opções de mobilidade. A superintendente de Trânsito comentou sobre a utilização de carros de aplicativos. “Os carros de aplicativos facilitam o deslocamento dentro da cidade, mas eles são desregrados, não tem um nível federal de regulamentação, as cidades sofrem com os embarques e desembarques irregulares. A gente tem que ter um respaldo dos ministérios, do Denatran, do Contran, tem que ter um regramento”, defendeu.

antp live 2