Imprimir

Denúncias com imagens podem ser feitas pelo aplicativo Curitiba 156

em 20 Novembro 2020. Postado em Notícias

156 DENUNCIAS 1O aplicativo Curitiba 156 permite que sejam feitas denúncias, a partir do registro de imagens e endereços, de aglomerações ou do funcionamento irregular de comércio e serviços em desacordo com as medidas sanitárias vigentes.

“A oferta deste novo serviço no app dá opção aos cidadãos que desejam denunciar aglomerações. A partir de imagens e endereços, a ferramenta auxilia os órgãos públicos a atuar de forma ágil em nome da preservação da saúde da população”, observa o coordenador da Central 156, Ozires de Oliveira.

As novas funções do aplicativo atendem ao que prevê o Decreto Municipal nº 870, pelo qual a capital se alinha às medidas de contenção ao novo coronavírus definidas pelo Governo do Estado pelo decreto n.º 4.942, de 30 de junho de 2020. A opção estará disponível neste formato enquanto as regras estiverem vigentes, podendo ser adequadas em caso de necessidade.

Pelas normas estaduais, foram ampliadas pelo período de 14 dias (a contar de 30 de junho), as restrições a atividades comerciais de serviços não essenciais, proibindo o funcionamento de shopping centers, galerias comerciais, bares, comércios de rua, salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, academias de ginástica, entre outros. O não cumprimento das regras prevê multas que variam de 1 a 5 Unidades Padrão Fiscal do Paraná (UPF/PR) para pessoas físicas e entre 20 e 100 (UPF/PR) para pessoas jurídicas. O valor da unidade é de R$ 106,34 e poderá ser dobrado em caso de reincidência.

Confira aqui a lista das atividades essenciais e daquelas que estão suspensas de funcionamento, conforme os decretos.

A fiscalização cabe à Secretaria de Estado da Segurança Pública em cooperação com a Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal do Urbanismo.

Denúncias
Pelo Curitiba 156, no assunto “Coronavírus (Covid-19)”, o cidadão tem à disposição uma lista de itens que vão desde aglomerações em locais públicos e particulares e também o funcionamento de estabelecimentos em desacordo com os decretos sanitários vigentes.

O usuário pode marcar o endereço do local da denúncia e enviar até duas fotos da situação ao órgão responsável pela resolução da demanda. A sessão também permite que os registros sejam feitos de maneira sigilosa.

O Curitiba 156 está disponível nas plataformas Android e iOS.

Baixe agora:

Google Play: https://bit.ly/2HNKqps

Apple Store: https://apple.co/2OseibJ

156 DENUNCIAS 2

Divulgação 

156 DENUNCIAS 3

Divulgação 

156 DENUNCIAS 4 vert

Divulgação 

156 DENUNCIAS 5 vert

Divulgação 

  • Compartilhe: