Setran e GM fazem ações educativas de trânsito

em 10 Setembro 2019. Postado em Notícias

00274901Agentes de trânsito e guardas municipais já realizaram quatro ações educativas, em setembro, de conscientização de motoristas e pedestres na Regional Bairro Novo, que integra os bairros Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará.

A última delas foi realizada na segunda-feira 9/9, na Rua Tijucas de Sul, em frente à sede da Administração Regional Bairro Novo. Os agentes reforçaram o respeito à faixa de pedestres, disciplinando o trânsito para favorecer a travessia de quem estava a pé.

Tudo isso está acontecendo porque Curitiba ampliou a Semana Nacional do Trânsito (SNT) - celebrada de 18 e 25 de setembro - com o desenvolvimento de ações educativas e de conscientização durante todo o mês.

Além da campanha de respeito à faixa de pedestres, também foram abertas facilidades online para o cidadão que precisa de serviços na área, um programa voltado à inclusão no trânsito e incentivo para que o motorista não dirija se ingerir bebida alcoólica.

Além disso, 15,2 mil placas de trânsito foram substituídas. Até o fim do ano, mais 12 mil serão trocadas, por toda a cidade.

Travessias elevadas

Também foi dado início a um programa de ampliação das travessias elevadas, em frente à Escola Municipal Maria Neide Betiatto, na Rua Pedro Picussa, no Umbará.

Equipes da Prefeitura estão trabalhando para definir um cronograma para outros locais prioritários e com grande movimentação de pessoas que devem ganhar uma faixa elevada.

Veículos abandonados

A Prefeitura continua com a ação do Xô, Tranqueira, que consiste em retirar das ruas carcaças de veículos abandonados, com o serviço de guincho. A iniciativa era um anseio da população atendido pela atual gestão municipal.

Foram retirados das ruas 423 veículos abandonados desde março de 2018, quando o serviço de guincho voltou a operar na cidade.

Somando-se a veículos removidos em blitze e situações de rotina, como estacionamento irregular, as remoções ultrapassam 6,5 mil. Também já foram feitos 16 leilões de veículos não retirados do pátio pelos proprietários.

Lucilia Guimarães/SMCS