Orientações de trânsito já envolvem 5,5 mil pais, alunos e professores

em 06 Agosto 2019. Postado em Notícias

00269566Até a próxima quinta-feira (8/8), mais de 5,5 mil pessoas devem participar das ações educativas organizadas pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito para essa volta às aulas.

Desde o retorno do recesso, no fim de julho, a Prefeitura promove ações de educação para o trânsito direcionadas à comunidade escolar - estudantes, pais, professores e funcionários - e, também, a motoristas que utilizam o trajeto nos arredores das unidades de ensino municipais.

“O respeito às leis de trânsito evita conflitos e acidentes envolvendo crianças e adolescentes no entorno das escolas”, diz o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Nesta terça-feira (6/8), as atividades se concentram na Escola Municipal Umuarama, no Capão Raso. Na quarta-feira (7/8) é a vez da Escola Municipal Presidente Pedrosa, na Vila Izabel, e, por fim, na Escola Municipal Vila Zanon, no Tatuquara, na quinta (8/8).

Além de agentes de trânsito, as abordagens têm a participação da Guarda Municipal Mirim.

Principais orientações de trânsito para a volta às aulas

• Ao passar por unidades escolares, o motorista deve reduzir a velocidade. O limite é de 30 km/h.

• Os responsáveis devem redobrar a atenção na hora de deixar e buscar os estudantes na escola, atravessando na faixa de pedestres e segurando a criança pelo pulso - pela mão, ela pode se soltar facilmente.

• É proibido parar em fila dupla para embarque e desembarque. Se necessário, estacionar o veículo em local permitido para acompanhar o filho a pé até a entrada da escola.

• No interior do veículo, usar o dispositivo de retenção adequado à faixa etária da criança.

• Sempre respeitar a sinalização de trânsito, organizada de forma a garantir mais segurança a todos.

Mais informações sobre as atividades

6 de agosto - Regional Pinheirinho
Abordagem a motoristas das 14h às 15h30 na Rua Irmãs Paulinas, próximo ao Hospital do Idoso.
Ao fim das aulas, 17h30, ação educativa na Escola Municipal Umuarama (Rua Frei Teófilo, 730 - Capão Raso).

7 de agosto - Regional Portão
Abordagem a motoristas das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30 na Rua Francisco Frischmann, próximo ao Colégio Pedro Macedo.
Ao fim das aulas, 11h30 e 17h30, ação educativa na Escola Municipal Presidente Pedrosa (Rua Bororós, 1.225 - Vila Izabel)

8 de agosto - Regional Tatuquara
Abordagem a motoristas das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30 na Rua Jovenilson Américo de Oliveira.
Ao fim das aulas, 12h e 17h, ação educativa na Escola Municipal Vila Zanon (Rua Noca Correia Reinhardt, nº 151).