Imprimir

Guarda municipal empolga e ensina a criançada em escola do Sítio Cercado

em 06 Agosto 2019. Postado em Notícias

00269537Servidor de Curitiba desde 2003, o guarda municipal Luciano Ferreira de Oliveira tem um dia da semana reservado exclusivamente ao trabalho com as crianças da Guarda Municipal Mirim na Escola Professora Miracy Rodrigues de Araújo, no Sítio Cercado. A unidade é uma das 26 escolas municipais que desenvolvem o programa.

“Quando ingressei na Guarda, há 16 anos, não tinha a mínima ideia do que aconteceria ao longo dos anos, pensei que iria trabalhar na rua, armado, com abordagens. Eu não imaginava que estaria tão envolvido com a parte social", conta Luciano. "Eu me sinto útil para a comunidade, percebo que estou fazendo a diferença na vida das crianças”, revela o servidor orgulhoso do trabalho que faz como coordenador disciplinar da Guarda Mirim às quartas-feiras.

Desde que ingressou na escola, em 2011, cerca de 400 crianças participaram do projeto sob a sua orientação.

“O dia da guarda mirim é sagrado para mim. E a Secretaria da Defesa Social me dá essa condição, sem que isso prejudique o trabalho operacional que faço nos outros dias”, completa.

Para desenvolver o projeto na escola, o guarda conta com a ajuda de adolescentes que estudaram na unidade e participaram da Guarda Mirim. Eles são chamados inspetores mirins e auxiliam voluntariamente nas atividades.

A escola disponibiliza a quadra de esportes e a sala de artes para o dia da Guarda Mirim.

Parceria com professores

As atividades são alinhadas com o trabalho pedagógico. Na avaliação de Luciano, o apoio da direção, dos professores da escola e dos pais das crianças é fundamental para o sucesso do projeto.

“Com este trabalho, as crianças passam a cuidar mais da escola, dos colegas, a ter mais respeito, há uma mudança de comportamento", diz a diretora Denise Sitko Garsztka.

"Além disso, acabam multiplicando a informação que aprendem, são exemplos para os outros”, conta ela, ao destacar a importância do trabalho feito em conjunto com os professores da escola que tem cerca de 630 alunos do pré ao 5º ano.

Os pais podem acompanhar o que é feito a cada dia pelo grupo fechado em uma rede social. Muitos também participam ativamente de atividades como o acantonamento temático, organizado anualmente e um dos encontros mais esperados.

“Os pais vêm agradecer muitas vezes porque percebem a diferença no comportamento da criança”, comenta o guarda Luciano Oliveira.

O servidor fala emocionado da alegria que sente quando encontra ex-alunos da Guarda Mirim. “Tenho a firme convicção de que isso faz diferença na vida deles e de outras pessoas. Muitos estão na faculdade. Acredito que serão adultos melhores no futuro”, diz ele.

Cidadania e respeito

Temas voltados à cidadania são explorados de forma lúdica, envolvendo e estimulando as crianças.

Ao falar de trânsito durante a primeira atividade do segundo semestre, Luciano revela sua facilidade para prender a atenção das crianças. “Gosto de contar histórias, trago vídeos, fotos, música, jogos, desafios. Quero que as crianças se apaixonem pelo que estamos fazendo, reflitam sobre cada tema”, detalha.

As crianças correspondem: são participativas, respeitam os colegas e se entusiasmam a cada fala do guarda. A rotina da Guarda Mirim é aberta com um momento cívico em que todas as turmas da escola cantam o Hino Nacional. O encerramento das atividades consiste num momento solene, com grito de guerra, juramento e entoação do lema do grupo.

Além do esperado acantonamento, as crianças também participam de outras atividades, como blitze educativas, comemorações da Semana da Pátria, corridas de orientação. Luciano também organiza um tribunal do júri.

No primeiro semestre foram trabalhadas as características da Guarda Mirim: foco, disciplina, respeito, humildade e prática do bem, temas que as crianças participantes sabem de cor.

Só neste ano 1.537 crianças participam das atividades da Guarda Mirim Municipal em Curitiba.

LEIA MAIS

 

00269524

Levy Ferreira/SMCS

00269525

Levy Ferreira/SMCS

00269526

Levy Ferreira/SMCS

00269527

Levy Ferreira/SMCS

00269528

Levy Ferreira/SMCS

00269529

Levy Ferreira/SMCS

00269530

Levy Ferreira/SMCS

00269531

Levy Ferreira/SMCS

00269532

Levy Ferreira/SMCS

00269533

Levy Ferreira/SMCS

00269534

Levy Ferreira/SMCS

00269536

Levy Ferreira/SMCS

00269538

Levy Ferreira/SMCS

00269539

Levy Ferreira/SMCS

  • Compartilhe: