Guarda, Ministério Público e Polícia Civil discutem melhorias no atendimento à mulher vítima de violência

em 13 Junho 2019. Postado em Notícias

WhatsApp Image 2019-06-13 at 11.42.22Chefes de núcleo, gerentes operacionais e supervisores da Guarda Municipal se reuniram, nesta quinta-feira (13/6), com representantes da Polícia Civil e do Ministério Público para discutir formas de aprimorar o atendimento à mulher vítima de violência.

Com objetivo de melhorar a eficácia dos atendimentos, foi apresentado um planejamento para que as equipes da Guarda Municipal possam produzir documentos e relatórios mais qualificados para serem enviados ao Ministério Público e à Polícia Civil.

Foram detalhados metodologias de trabalho e encaminhamentos dentro dos processos judiciais, assim como disponibilidade de informações para ações conjuntas.

Trabalho contra a violência

“Com as melhorias no atendimento às ocorrências, as rondas da Guarda Municipal, juntamente com o trabalho da Patrulha Maria da Penha, podem oferecer um resultado mais efetivo contra a violência feminina”, afirma o inspetor da Guarda Municipal Claudio Augusto de Oliveira.

A Patrulha Maria da Penha realiza um serviço específico de acompanhamento de mulheres que possuem medidas protetivas, com visitas periódicas para verificar a situação das vítimas. E todo o efetivo da Guarda Municipal pode atender ocorrências em caso de emergência, com o acionamento da viatura mais próxima.

Os guardas municipais de todos os núcleos regionais passam por capacitação com profissionais da Patrulha Maria da Penha, por meio do estágio de qualificação profissional, ao qual se submetem anualmente.

Em caso de necessidade, a mulher vítima de violência pode ligar para o telefone 153, do Centro de Operações da Defesa Social (Cods).

WhatsApp Image 2019-06-13 at 11.42.22 1

WhatsApp Image 2019-06-13 at 11.42.23