Guarda Municipal é homenageada por redução da violência em Curitiba

em 12 Junho 2019. Postado em Notícias

slider31079Guarda Municipal - POSADAB74A6998Pelos resultados da parceria com a Polícia Militar do Paraná para a redução da violência na capital, a Guarda Municipal (GM) de Curitiba foi homenageada nesta quarta-feira (12) pelo Legislativo. A cidade vem obtendo sucessivos recordes na redução das mortes violentas, como destacou o secretário da Defesa Social, Guilherme Rangel, que esteve na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para receber os votos de louvor e congratulações, em nome da corporação, das mãos do presidente da CMC, Sabino Picolo (DEM), autor da proposta (077.00214.2019).

“A média nacional é de 25 mortes violentas para 100 mil habitantes. Em Curitiba, que registrou uma queda de 38% nos homicídios dolosos, temos 12 mortes violentas por 100 mil habitantes. É menos da metade”, destacou Rangel, agradecendo a parceria da CMC com a Prefeitura de Curitiba, que resultou na destinação de R$ 5 milhões de economias do Legislativo para a Guarda Municipal. Em março, os equipamentos comprados com esses recursos foram recebidos pela GM. A lista inclui novas viaturas, módulos móveis, kits antitumulto, pistolas e câmeras de monitoramento.

“Foram 10 novas viaturas, que com as outras 90 que a gente já possuía, reforçam o policiamento [ostensivo]. E com a integração entre as forças policiais, a população não quer saber a cor da farda. Ela quer segurança. E não existe isso de ‘sensação de segurança’. Segurança ou você tem, ou você não tem. E graças ao apoio da Câmara conseguimos investir também em tecnologia e a Muralha Digital está finalmente caminhando”, continuou Guilherme Rangel.

Muralha Digital é o nome dado ao sistema de câmeras em pontos-chave da cidade, ligadas a programas de reconhecimento facial e de veículos, cujos dados seriam usados pelas forças de segurança pública para monitoramento de crimes. Em março, os vereadores de Curitiba aprovaram a Política Municipal de Videomonitoramento, que estabelece a base jurídica para a implantação do sistema.

“Eu me sinto honrado em receber esta homenagem da CMC, porque o reconhecimento é importante. Muitas vezes as forças de segurança acabam deixadas de lado [pela sociedade], então ter o respaldo de uma instituição como a Câmara de Curitiba é importante”, agradeceu o secretário da Defesa Social.

“Parabéns pela condução da secretaria”, disse Sabino Picolo a Guilherme Rangel, estendendo aos demais parlamentares a autoria da homenagem. “É uma iniciativa de todos os vereadores da CMC homenagear a Guarda Municipal pelo comprometimento que a GM tem com a cidade. A Câmara vem fazendo um trabalho de economizar recursos públicos desde [a gestão dos ex-presidentes] Paulo Salamuni, Ailton Araújo, Serginho do Posto. Deixamos de fazer muitas melhorias na CMC para ajudar a prefeitura no momento mais difícil. Para a Guarda Municipal, foram R$ 5 milhões que a Câmara deu para a cidade”, destacou o presidente do Legislativo.

Texto: Câmara Municipal de Curitiba

slider31079Guarda Municipal B74A6990