Novos guardas passam por formação antes de assumir os postos de trabalho

em 22 Abril 2019. Postado em Notícias

00256939 1Os 134 novos guardas municipais que participam da mais recente edição do curso técnico-profissional estão se adaptando à rotina das aulas. Desde o início do mês, eles passam por instruções específicas sobre a função de guarda municipal, armamento e técnicas de tiro, legislação e identificação de drogas, condicionamento físico e defesa pessoal.

Planejado pela equipe do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal, o curso tem um total de 636 horas-aula e vai até o mês de junho.

“A parte técnica inclui métodos de abordagem, patrulhamento, postura e disciplina, assim como o correto isolamento de local de crime”, enumera a inspetora Sônia Valci Hammerschmidt, da Gerência de Instrução da Guarda Municipal.

Como desde fevereiro de 2018 a Guarda Municipal tem a atribuição de atuar no trânsito, podendo multar o motorista infrator, que dirige sem cinto de segurança ou manuseando o aparelho celular, por exemplo, legislação e educação de trânsito foram integradas ao curso de formação dos novos guardas.

Disciplinas de áreas específicas do direito, além de módulos sobre legislação ambiental e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) complementam a lista de matérias. Depois, os alunos ainda passam pelo período de um mês de estágio supervisionado.

Só depois de aprovados no curso de formação, que é a última etapa do concurso público para a função, é que esses profissionais estão aptos para assumir os locais de trabalho designados.

“No curso é absorver o que tem de melhor, prestar atenção em tudo. Na carreira é fazer o diferencial, ser uma pessoa íntegra, e obedecer as regras da corporação”, disse o aluno Cristiano Bandeira Correia, 41 anos, que trabalhava como mecânico.

Correia conta que o incentivo para o curso é diário dentro de casa. “Meu filho sempre pergunta como estão sendo as aulas. Minha mãe e minha esposa estão felizes, viram como é sofrido chegar até aqui. É uma realização: agora aluno para depois seguir uma carreira tão importante”, afirmou.

Antes desta, que é a 27ª turma da Guarda Municipal de Curitiba, outros 60 alunos foram formados para a carreira ao longo do ano de 2018. A previsão da Prefeitura é de, no segundo semestre deste ano, chamar outros 200 candidatos, alcançando 400 contratações.