Imprimir

Segurança é reforçada com módulos móveis, tecnologia e armamento

em 25 Março 2019. Postado em Notícias

00254492A cidade de Curitiba ganhou oito novos módulos móveis para reforçar a segurança nos bairros. Para uso dos guardas municipais, os veículos foram entregues pelo prefeito Rafael Greca, na tarde desta segunda-feira (25/3), no Largo da Ordem.

“A ideia de uma Guarda Municipal bem equipada passa pela ideia de uma cidade segura”, afirmou o prefeito.

Neste mês em que a cidade completa 326 anos, as novidades para a área da segurança pública incluíram a entrega de cinco drones para patrulhamento de segurança, munição não letal para contenção de distúrbios e 226 pistolas para reforçar o armamento dos guardas.

São reforços ao trabalho desempenhado pela Guarda Municipal na rua, para auxiliar o cidadão e fazer o atendimento em caso de emergência. “É uma Prefeitura que não dorme e que está onde o povo está”, destacou Greca.

Os novos investimentos foram aprovados pela curitibana Paloma de Freitas, de 25 anos, que estava passando pelo Largo da Ordem no momento da entrega dos novos veículos e fez questão de parar para elogiar a iniciativa.

“A cidade está precisando muito disso, achei muito bacana. Esse incentivo à segurança é um jeito de proteger a gente”, opinou ela, que aproveitou para reclamar do desrespeito de algumas pessoas que se excedem no barulho e no som alto, principalmente nos arredores dos parques.

De olho no crime

Estes novos veículos somam-se aos já utilizados pela corporação. “A partir de agora, haverá um módulo para cada núcleo regional da Defesa Social, além de dois na região central”, informou o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Além dos módulos móveis, os guardas lotados nos núcleos regionais contam com duas motos, uma caminhonete e kits antitumulto. O objetivo é que haja maior presença dos guardas municipais em espaços públicos. “Estamos equipando nossos profissionais para dar ainda mais ênfase no projeto de policiamento de proximidade”, reforçou o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso.

Para colaborar no monitoramento de delitos e na identificação de suspeitos, nas últimas semanas começou o trabalho de troca de 36 câmeras utilizadas pela Guarda Municipal. Aparelhos antigos agora estão sendo substituídos por outros de tecnologia mais avançada no Centro Histórico, Terminal Guadalupe, Rua Marechal Deodoro e praças da região central.

Recursos

Os módulos móveis foram adquiridos com parte da verba devolvida pela Câmara de Vereadores ao município - que alcançou R$ 5 milhões para a área da Defesa Social. Já as novas câmeras e armamentos foram possíveis por meio de emenda parlamentar do vereador Dr. Wolmir Aguiar.

Prestigiaram a solenidade de entrega dos equipamentos os vereadores Serginho do Posto, Dr. Wolmir, Rogério Campos, Beto Moraes e Mauro Ignácio; o superintendente da Defesa Social, Carlos Celso dos Santos Junior; a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella; o presidente da Fundação de Ação Social, Thiago Ferro; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; e os administradores regionais Gerson Gunha (Fazendinha/Portão); Fernando Bonfim (Bairro Novo); Ricardo Dias (Boqueirão), Dirceu de Mattos (Matriz) e Raphael Keiji (CIC).

LEIA MAIS:

 

00254484

Daniel Castellano / SMCS

00254488

Daniel Castellano / SMCS

00254488

Daniel Castellano / SMCS

00254489

Daniel Castellano / SMCS

00254490

Daniel Castellano / SMCS

00254491

Daniel Castellano / SMCS
00254493

Daniel Castellano / SMCS

00254492 1

Daniel Castellano / SMCS

00254494

Daniel Castellano / SMCS

00254495

Daniel Castellano / SMCS

00254496

Daniel Castellano / SMCS

00254497

Daniel Castellano / SMCS

00254485

Daniel Castellano / SMCS

  • Compartilhe: