Cursos profissionalizantes são ofertados para pessoas em condições de rua

em 18 Fevereiro 2019. Postado em Notícias

Curso Pizaiolo13Daniel CastellanoNesta sexta-feira (15/2) os participantes do projeto Morada Nova Vida Nova do Departamento de Políticas Sobre Drogas, da Secretaria Municipal da Defesa Social concluíram o corso de preparo de pizza, no Senac.

A formação foi ofertada sem custos para os participantes do projeto, que prioriza a oferta de cursos profissionalizantes como possibilidade efetiva de reinserção social, tendo em vista que essas pessoas se encontravam em situação de rua antes de serem inseridos no Morada Nova Vida Nova. Além dos participantes deste projeto, pessoas encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP) ou que estão inscritas nos Liceus de Ofícios da Prefeitura concluíram o curso.

Além da capacitação do preparo de pizzas o convênio oferece cursos de manipulação de alimentos, zeladoria, técnicas de serviço de cozinha, produção artesanal com material reciclado, oficina de criação de fantoches e oficina de artesanato para criação de painéis e mobile. As aulas são resultado do convênio entre o Departamento Municipal de Políticas sobre Drogas e a Câmara Municipal.

“O projeto Morada Nova Vida Nova atende cerca de 50 pessoas no período noturno. Alguns desses alunos saíram da situação de rua e conseguiram emprego após a formação”, conta José Carlos, gerente de reinserção social do Departamento de Políticas Sobre Drogas.

A duração das formações é de uma a duas semanas, dependendo da temática. O aluno que finaliza o processo das aulas consegue um certificado profissionalizante que permite que ele entre no mercado de trabalho.

“É bacana para nós que não temos muitas oportunidades participar das aulas para seguir em frente e sair das condições de rua. A idéia é sempre estar fazendo os cursos, seja na área gastronômica ou outra formação até conseguir um emprego”, afirma o participante do curso de preparo de pizza, André Luiz Conceição.

Como forma de prestigiar a conclusão do curso pelos inscritos, a equipe do Departamento de Políticas sobre Drogas participou de uma degustação das pizzas feitas pelos participantes.

“É gratificante poder possibilitar às pessoas que estavam em situação de rua, uma “nova morada” e cursos profissionalizantes que auxiliarão na reinserção no mercado de trabalho. Nosso departamento atua com esforço e dedicação para que as oportunidades sejam reais e que os resultados sejam cada vez mais positivos”, complementa o diretor de Políticas sobre Drogas, Cristiano De Bastiani.

Curso Pizaiolo02Daniel Castellano

Curso Pizaiolo09Daniel Castellano