Servidores da FAS são treinados para agir em situações de emergência

em 13 Dezembro 2018. Postado em Notícias

DC fasServidores da Fundação de Ação Social (FAS) participaram de um curso para aperfeiçoamento do trabalho em situações de emergência, como enchentes e incêndios. A capacitação, que aconteceu nesta quarta-feira (12/12), na sede da FAS foi oferecida pela Secretaria Municipal da Defesa Social, e reuniu funcionários que trabalham diretamente em casos de calamidade, como supervisores regionais e funcionários administrativos.

Durante toda a tarde, os técnicos receberam informações do papel das secretarias municipais acionadas em casos de emergência, como Abastecimento, Educação e Saúde, além da FAS e Defesa Social. Divididos em seis grupos, os servidores fizeram ainda simulados de situações de emergência e começaram a elaboração do Protocolo de Atendimento da FAS.

O diretor administrativo da FAS, Luciano Dalnegro, explica que as propostas definidas pelos grupos serão reunidas em um documento a ser aprovado pelas diretorias e presidência da instituição. “Esse encontro é extremamente necessário, em virtude da qualificação dos trabalhos e de evitar o desperdício de recursos”, disse.

O coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson de Lima Ribeiro, que orientou o curso, destacou ainda a importância do trabalho de prevenção. Segundo ele, cada regional de Curitiba tem um plano de contingência para situações emergenciais que devem ser revisados todos os anos pela Defesa Civil e servidores. “Precisamos estar atentos porque existem alterações nos territórios e as áreas de atenção mudam”, explicou.

O curso Ação Social em Emergências tratou ainda da estrutura da Defesa Civil - que é composta pela Defesa Social, FAS e secretarias da Educação e Abastecimento -, e o plano de contingência e administração de abrigos.

DC fas 1

DC fas 2