GM já atendeu a 63 ocorrências relacionadas à importunação sexual em ônibus

em 12 Dezembro 2018. Postado em Notícias

WhatsApp Image 2018-12-06 at 17.14.406Um homem de 39 anos, suspeito de praticar atos libidinosos dentro do transporte coletivo, foi encaminhado à Delegacia da Mulher por guardas municipais, nesta quarta-feira (12/12). Esta foi a 63ª ocorrência relacionada à importunação sexual em ônibus atendida pela Guarda Municipal no ano.

A dupla de guardas Marcelo Kulyk e Marcelo Parise estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boa Vista, no início da manhã, quando foi acionada para prestar apoio à vítima, uma mulher de 23 anos que estava na linha Ligeirão Santa Cândida-Praça do Japão.

A orientação da Secretaria da Defesa Social ao cidadão que estiver dentro do ônibus e presenciar ou passar por uma situação similar é de acionamento imediato da Guarda Municipal, pelo telefone de emergência 153. A partir da Central de Operações da Defesa Social (Cods), a viatura mais próxima será deslocada para o atendimento.

Casos se repetem

Levantamento da corporação aponta que, além do caso desta quarta-feira, foram registrados 21 atos obscenos, oito por conduta inconveniente, seis por importunação ofensiva ao pudor e 27 por importunação sexual no transporte coletivo, desde janeiro.

Desse total, 13 casos ocorreram nos meses de outubro, novembro e dezembro, após a mudança que tornou a lei federal sobre o assunto mais rigorosa. Até então, a prática era considerada apenas contravenção. Desde o dia 24 de setembro, a importunação sexual é crime com pena de até cinco anos de prisão.