Festival destaca a estudantes importância das leis de trânsito

em 12 Dezembro 2018. Postado em Notícias

Trezentos e cinquenta estudantes de três escolas municipais participaram, na tarde desta terça-feira (11/12), do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), realizado no auditório da Federação das Indústrias do Paraná. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), envolve ações de educação para o trânsito.

Por meio de atividades pedagógicas e manifestações artísticas e culturais, o festival buscou sensibilizar e conscientizar jovens estudantes sobre a importância de respeitar as leis e, assim, evitar os acidentes de trânsito e suas consequências.

Desenvolvido em cinco municípios do Paraná, o projeto beneficiou cerca de 10 mil estudantes e, durante o evento, todos os municípios apresentaram práticas realizadas sobre durante o ano nas escolas participantes.

“Desenvolver a cultura de segurança no trânsito entre os estudantes, a partir da ampla discussão da temática e do estímulo ao comportamento seguro no trânsito é um dos principais objetivos do projeto”, explicou Josiane Satto, da Gerência de Projetos da Secretaria Municipal da Educação.

O festival complementa as ações desenvolvidas pelo projeto de Trânsito da Secretaria Municipal da Educação nas unidades Professora Maria Neide Gabardo Betiatto, Nympha Maria da Rocha Peplow e Francisco Frischmann.

A professora da rede municipal Genice Fortunato falou sobre a abordagem do tema durante as oficinas de teatro e afirmou que a educação no trânsito deve ser assunto abordado em todos os espaços de formação, incluindo o familiar. “Trabalhamos ludicamente em peças infantis desenvolvendo o tema trânsito com a prática de atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito, tolerância, prudência e ética.”, disse a professora.

Sobre as lições aprendidas, a estudante Emili Alves, de 11 anos, disse que é fundamental respeitar a sinalização e o limite de velocidade. “Muitos não dão valor à vida, mas sua imprudência pode custar a vida do outro”, frisou a menina.

Fetran

Criado em 2004, o festival é um projeto de educação para o trânsito da PRF que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar.

Estudantes e professores produzem trabalhos com a temática do trânsito nas modalidades teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural.

Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar a PRF, a escola e a sociedade.

Luiz Costa /SMCS