Simulador de alcoolemia desperta a curiosidade dos pedestres na Boca Maldita

em 20 Setembro 2018. Postado em Notícias

Boca Maldita destaqueA Semana Nacional do Trânsito tem uma atividade que desperta a curiosidade de quem passam pela Boca Maldita. É o simulador de alcoolemia. Com o apoio de um óculos de realidade virtual, é possível reproduzir a dificuldade enfrentada pelo motorista que ingeriu bebida alcoólica ao dirigir e para manter o controle do volante.

Por lá, estandes educativos foram montados por órgãos de trânsito, como Setran, BPTran, Detran e Polícia Rodoviária Federal. A intenção é alertar ciclistas, pedestres, motoristas e motociclistas sobre os cuidados no trânsito. Agentes da Setran também explicam sobre o uso correto das cadeirinhas para crianças no carro.

A instrumentadora cirúrgica Roberta Rocha, 32 anos, que passava pela Boca Maldita nesta quinta-feira (20/9) incentivou a ação. “A atitude é ótima, deveria ter mais vezes, em outros lugares e horários, as pessoas que mais precisam ser fiscalizadas e orientadas estão na rua a todo momento”, opinou.

Para a estudante Gabriele Fernandes, 19 anos, ter novas informações ajuda a entender melhor como funciona o trânsito. “Nós temos que aprender a obedecer a lei e a melhor forma de entendermos isso é aprender mais sobre o assunto”, disse.

As abordagens tentam passar a mensagem de que, mais que um integrante atento no trânsito, o cidadão precisa compreender as limitações das demais pessoas que utilizam um meio de locomoção diferente do seu.

“Precisamos nos colocar no lugar do outro. Essa empatia é fundamental, então temos que entender as dificuldades dos usuários de outros modais de trânsito”, explicou o agente de trânsito Caçan Cordeiro Silvano, da Escola Pública de Trânsito (EPTran).

Além da Setran, a ação conta com a participação do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Serviço Social do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e outros órgãos parceiros.

As atividades na Boca Maldita vão até sábado (22/9). Outras serão desenvolvidas até a próxima terça-feira (25/9).

Semana Nacional do Trânsito 2018

Dia 21/9 (sexta-feira)

- 10h às 15h - Estandes educativos e simulação de alcoolemia. Avenida Luiz Xavier - Boca Maldita

- 8h às 12h - Visita Escola Municipal Paranavaí na EPTran - Programa Linhas do Conhecimento. Rua Carlos Klemtz, 1.238, Bosque da Fazendinha - Fazendinha

- 13h30 às 17h30 - Visita Escola Municipal Castro na EPTran - Programa Linhas do Conhecimento. Rua Carlos Klemtz, 1.238, Bosque da Fazendinha - Fazendinha

- 19h às 21h - Abordagem educativa em bares (locais a serem definidos)

Dia 22/9 (sábado)

- 9h às 13h - Estandes educativos e simulação de alcoolemia. Avenida Luiz Xavier - Boca Maldita

- Dia Sem Carro
Movimento internacional de estímulo para que as pessoas deixem os carros em casa e procurem outras formas de locomoção, como bicicleta ou transporte coletivo.

Dia 23/9 (domingo)
- 8h30 - Passeio ciclístico da PRF. Saída da sede da PRF - BR-476 (Linha Verde), 10.150, esquina com Av. Torres - Prado Velho
A participação é gratuita e dispensa inscrição. Mais informações em: prf.gov.br/agencia/estados/parana/

Dia 24/9 (segunda-feira)