Boca Maldita terá atividades e apresentações artísticas neste sábado

em 22 Junho 2018. Postado em Notícias

SPAD EQUIPE DESTAQUEUma grande festa está sendo organizada para a Boca Maldita neste sábado (23). O espaço será palco de diversas possibilidades de interação com o público: a partir das 9h, estão programados jogos de mesa, cama elástica, leitura em movimento, oficina de artesanato, camarim de pintura, escultura de balões e muro de escalada.

Gratuitas e abertas ao público, as atividades integram a programação do último dia da Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, organizada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito. E, no período da tarde, começam apresentações musicais de artistas e bandas locais, como Marcos Ussan, Ana Julia – The Voice Kids 2018, Grupo Zumba Festival e Banda Encontro. A partir das 19h acontece o show com Ton Carfi.

“Tivemos uma semana intensa de mobilização da sociedade curitibana para o tema da prevenção ao uso de drogas, lícitas e ilícitas. Junto com as atividades ofertadas, temos profissionais capacitados à disposição para tirar dúvidas e dar orientações sobre o tema a quem precisar”, diz o diretor do Departamento Municipal de Políticas Sobre Drogas, Cristiano de Bastiani.

Durante esta sexta-feira (22), uma das atividades que chamou a atenção na Boca Maldita foi a realização de uma oficina de grafite, ofertada aos estudantes da Escola Municipal Getúlio Vargas, por meio da parceria entre a Defesa Social e o Instituto Shogun Rua. “A integração do instituto com a secretaria traz visibilidade para as ações. A prevenção é muito importante e, quando se vincula ao esporte e à arte, chama atenção do público mais jovem”, opina Cristiano da Silva Tadeu, responsável pela oficina.

A participação do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal encantou crianças e adultos. “Estava passando e os cachorros chamaram a minha atenção. Essa ação da prefeitura ajuda com a informação e podemos passar para a frente o que a gente escuta aqui”, conta a auxiliar de enfermagem Patrícia de Paulo, que estava com a sobrinha de 14 anos.

Quem também parou para conferir a apresentação dos cães foi a auxiliar de serviços gerais Andreia Cristiane, 29 anos. “Os cachorros são muito inteligentes. A participação dos animais ajuda porque tem coisas que passam batido pelos olhos dos guardas e que eles acham com muita facilidade”, diz ela.

Palestras
Debates acadêmicos também fizeram parte da semana. Aos alunos de pós-graduação na PUC-PR, foi apresentado o projeto Conexão Jovem, desenvolvido pelo Departamento de Políticas Sobre drogas, e que prevê ações de prevenção e atendimento psicossocial a crianças e adolescentes e jovens em territórios vulneráveis. Já na Universidade Positivo foi desenvolvido um ciclo de debates para discutir formas de prevenção ao uso de substâncias psicoativas, com a participação do médico psiquiatra Luiz Malina Losso.

SPAD EQUIPE 1

Vitória Berveglieri Martins/SMDS