Setran tem debate sobre combate à violência contra agentes de trânsito

em 04 Junho 2018. Postado em Notícias

Sipat Destaque

Segurança e saúde são os temas da 25ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) que a Superintendência de Trânsito (Setran) promove até sexta-feira (8/6). As atividades são direcionadas aos agentes do órgão e duram uma hora, em média.

O evento foi aberto pela diretora de Engenharia da Setran, Gisele Oliveira, nesta segunda-feira (4/6). “A ideia é que o maior número possível dos nossos 500 servidores participe de pelo menos uma das datas da programação, que contempla assuntos de interesse do dia a dia deles”, disse Gisele.

Desse total, 276 são agentes de trânsito empregados no serviço operacional, ou seja, que trabalham nas ruas onde, algumas vezes, são vítimas de agressões verbais e até mesmo físicas por parte de motoristas flagrados cometendo alguma infração.

Segundo acompanhamento da Setran, são registradas cerca de 30 casos por ano - metade delas físicas, como agressões e empurrões. Todas são registradas em boletim de ocorrência policial e Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), documento que reconhece a ocorrência de acidente relacionado ao desempenho da atividade profissional.

Violência na pauta

A violência urbana foi o tema da palestra de abertura da Sipat, ministrada pelo diretor de Fiscalização da Setran, Claudionor Agibert. Ele deu dicas sobre como perceber os riscos e evitar entrar para o rol das vítimas. “Estar atento ao ambiente e ao comportamento das pessoas a nossa volta é essencial”, observou.

A palestra despertou o interesse dos participantes, que aproveitaram para fazer perguntas. “São dicas que aproveitamos também fora do trabalho”, comentou a supervisora Silvani Pilantir Fernandes, que está há 29 anos na profissão e participou do evento ao lado da também supervisora Silmara Vendramim, com 25 anos de setor. “Esse tipo de abordagem ajuda muito a colocar velhos cuidados em prática”, disse.

A programação da Sipat também terá espaço para apresentações do projeto Cão Amigo, da Guarda Municipal, e do grupo de teatro Fazendo Arte, formado por agentes da Setran. O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) colocará à disposição informações sobre saúde preventiva e a Associação Paranaense do Diabético (Apad) fará a medição do nível de glicose no sangue.

Também participaram do primeiro dia de atividades da Sipat da Setran os presidentes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) do órgão, Gilberto Albrecht, e da Urbs, Clodoaldo Queiroz Valentim, e o diretor da Escola Pública de Trânsito (Eptran), Wagnelson de Oliveira.

Serviço:

Sipat na Setran

Terça-feira (5/6)

8h30 às 9h30 - Apresentação programa Cão amigo - drogas ilícitas - Guarda Municipal

Quarta-feira (6/6)
8h30 às 10h30 - Serviços - Glicemia - Maria Izabel (Apad)
8h30 às 9h30 - Apresentação - Saúde - Grupo Fazendo Arte

Quinta- feira (7/6)
8h30 às 9h30 - Palestra - As drogas e seus males - Polícia Militar (Proerd)

Sexta-feira (8/6)
8h30 às 9h30 - Atividade - Promoção à saúde - Gabrieli e Majorie (ICS)

Local: Departamento de Fiscalização da Setran - Avenida Senador Salgado Filho, n.º 374, Prado Velho