Com ajuda dos cães, Guarda Municipal alerta sobre efeito nocivo das drogas

em 08 Março 2018. Postado em Notícias

Cerca de 400 estudantes do 1 º ano do Ensino Médio do Colégio Positivo participaram, nesta quinta-feira (8/3), das atividades de prevenção ao uso de drogas promovidas pela Prefeitura. A ação inaugura parceria firmada no ano passado entre a instituição de ensino e a Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito.

Divididos em dois grupos, os estudantes assistiram a uma palestra ministrada pelo guarda municipal Darlon Cassiano Cordeiro, com informações sobre os problemas decorrentes do uso de drogas e suas características. A exposição de informações aconteceu com a ajuda de colaboradores que tornam mais leve o tema: um pastor belga malinois e um golden retriever do Grupo de Operações com Cães (GOC). Depois das palestras, feitas no auditório do colégio, os estudantes interagiram com os cães na hora do recreio.

Segundo explicou o diretor do Departamento de Políticas sobre Drogas da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito, Cristiano de Bastiani, o objetivo da parceria é fazer com que públicos específicos da comunidade escolar se informem e reflitam sobre como evitar que crianças e jovens consumam drogas. “Assim como estamos trazendo essa estratégia para os adolescentes, falaremos também para estudantes de outras faixas etárias, pais, professores e demais funcionários do colégio”, disse.

O Colégio Positivo é o primeiro da rede particular de ensino de Curitiba a firmar parceria com a Prefeitura nessa área. O estabelecimento tem cinco unidades, nas quais estudam cerca de sete mil alunos, da educação infantil até o ensino médio. "O Colégio Positivo mantém um convênio com a Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito e, em breve, as outras unidades devem receber a mesma palestra. Foi uma atividade muito interessante, educativa e lúdica, em que os guardas trouxeram os cães e mostraram a ação deles no auxílio ao combate às drogas”, explica o professor Julio Inafuco, diretor do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio.

Pedro Ribas/SMCS