Guarda Municipal atendeu dez ocorrências por dia na Operação Natal

em 05 Janeiro 2018. Postado em Notícias

As equipes da Guarda Municipal de Curitiba que intensificaram o patrulhamento pela região central da cidade nas últimas semanas do ano - durante a Operação Natal - atenderam, em média, dez ocorrências por dia.

“Foi um período tranquilo, durante o qual os guardas municipais reforçaram o patrulhamento preventivo, garantindo tranquilidade para o cidadão nos locais em que, por conta do movimento das agências bancárias e do comércio, havia maior aglomeração de pessoas, como na Rua XV de Novembro”, avalia o diretor-geral da Guarda Municipal de Curitiba, Odgar Nunes Cardoso.

Foram 36 dias de operação e 30 casos de roubo - 15 a pedestres, nove deles envolvendo o transporte coletivo e outros seis a estabelecimentos comerciais. As equipes da Guarda Municipal também atenderam nove ocorrências de furto, registrados no comércio, com veículo, em patrimônio público e contra pedestres, além de uma tentativa de furto e uma de arrombamento.

No mesmo período, a Guarda Municipal atendeu 25 ocorrências de dano, sendo três arrombamentos, oito de vandalismo, sete de tumulto e outros sete relativos a desordem.

Abordagens relacionadas a substâncias ilícitas somaram 50 registros, entre uso de entorpecentes - 34 casos; tráfico de drogas - 15 casos e porte de droga - um caso. Houve cinco situações de tentativa de invasão ao transporte coletivo e outras seis ocorrências de perturbação do sossego. Foram feitos cinco atendimentos de casos de atos libidinosos e um de assédio sexual.

Novo reforço
A partir deste sábado (6/1), a Guarda Municipal volta a reforçar a segurança pela cidade. Desta vez, o aumento do efetivo será verificado principalmente nos finais de semana, em grandes parques da cidade, com o início da Operação Verão Curitiba.

Valdecir Galor/SMCS