Imprimir

Conselhos Comunitários de Segurança são recebidos na Defesa Social

Escrito por Luciana Cristo. Postado em Notícias

Representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de Curitiba se reuniram com a cúpula da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, nesta terça-feira (10), para apresentação da equipe, das ações que estão sendo desenvolvidas e das demandas dos bairros.

“A participação da sociedade é de suma importância no combate ao crime. Precisamos desenvolver essa cultura de parceria do cidadão com as forças policiais”, disse o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

No encontro, foram apresentados os atuais membros do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) municipal, responsáveis pela interlocução técnica e permanente sobre a política pública de segurança no Município, envolvendo as diversas instituições, órgãos responsáveis e a sociedade.

“O GGI municipal é o articulador e encaminhador das demandas junto às outras forças policiais e outros órgãos. Estamos nos colocando à disposição para uma participação mais efetiva”, acrescentou o coordenador do GGI municipal, Wagnelson de Oliveira.

Além da equipe do GGI Municipal, participaram do encontro o diretor-geral da Guarda Municipal de Curitiba, Odgar Nunes Cardoso; o superintendente da Defesa Social, Carlos Celso dos Santos Junior; e o diretor do Departamento de Políticas Sobre Drogas da Pasta, Cristiano de Bastiani.

 

Imprimir

Projeto Viva Jovem forma turma de fotografia

Escrito por Luciana Cristo. Postado em Notícias

Dezesseis jovens da Vila Icaraí, no bairro Uberaba, são os mais novos fotógrafos da cidade. Eles integram o projeto Viva Jovem, do Departamento de Políticas Sobre Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, e fizeram uma oficina de fotografia. Depois de passarem por 44 horas/aula, os jovens participaram de uma solenidade de formatura, na tarde desta quarta-feira (11).

“As oficinas promovem a inserção social, habilidades de vida e desenvolvimento profissional, essenciais para a prevenção ao uso e abuso de drogas, principalmente entre os jovens. A mudança na trajetória de vida desses jovens é nosso maior desafio”, disse o diretor de Políticas Sobre Drogas, Cristiano de Bastiani.

No caso da fotografia, os alunos foram instigados a usar a câmera para desenvolver um novo olhar em relação ao lugar no qual eles moram. “A fotografia possibilita um olhar diferenciado e uma relação mais próxima com o outro”, salientou Bastiani. Os jovens também foram capacitados em técnicas de edição digital, como possibilidade de empreendedorismo.

Cultura e oportunidade
O projeto Viva Jovem oferece oficinas culturais, para jovens de 15 a 29 anos, relacionadas à cultura de rua, como hip hop, DJ, break, skate e grafite, além de mestre de cerimônias e curso de fotografia, sempre integrados às temáticas de prevenção ao uso abusivo de drogas, a grupos de jovens em regiões com alto índice de vulnerabilidade social na cidade de Curitiba. As atividades são desenvolvidas por meio de convênio com o Ministério da Justiça.

Na terça-feira (10), os jovens da oficina de fotografia participaram de evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde Mental, no Hospital Zilda Arns. “Desenvolver uma habilidade de forma saudável promove a saúde mental de quem executa a atividade e das pessoas ao redor”, acrescentou Bastiani.

 

Imprimir

Ruas do Centro terão bloqueios no feriado para obras da Copel

Escrito por Luciana Cristo. Postado em Notícias

Ruas do Centro de Curitiba terão bloqueios de trânsito na manhã desta quinta-feira (12/10), em razão de obras programadas da Copel, de manutenção da rede elétrica subterrânea.

Das 8h às 10h, haverá bloqueio total da Travessa Nestor de Castro, no trecho de acesso à Rua Dr. Muricy. O motorista que desejar passar pela via deverá virar à esquerda na Rua do Rosário ou seguir em frente na Nestor de Castro em direção à Alameda Augusto Stellfeld.

Na Rua Saldanha Marinho, entre a Ébano Pereira e a Rua do Rosário, o bloqueio será parcial, somente a faixa à direita estará interditada.

Já na Rua do Rosário o bloqueio parcial será na faixa da esquerda, entre a Saldanha Marinho e a Cruz Machado. A faixa central da Cruz Machado, entre a Rua do Rosário e a Rua Dr. Muricy, também estará bloqueada.

As obras prosseguem nos dias seguintes, afetando parcialmente a faixa da esquerda da Rua Barão do Rio Branco no sábado (14/10), entre a Rua XV de Novembro e a Praça Generoso Marques. Já no domingo (15/10), o bloqueio será na faixa da direita da Alameda Augusto Stellfeld, entre a Alameda Cabral e a Rua Visconde de Nácar, e na faixa da esquerda da Visconde de Nácar (entre a Alameda Austo Stellfeld e a Rua Saldanha Marinho), ambas no período das 7h30 às 17h.

Imprimir

Prefeitura participa dos preparativos do TRE para as eleições 2018

Escrito por Luciana Cristo. Postado em Notícias

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, se reuniu nesta terça-feira (10) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, para começar a organizar o esquema de segurança para as eleições de 2018.

Guardas municipais e agentes de trânsito devem integrar o Projeto Eleições 2018, que já está sendo desenvolvido pelo TRE-PR. Na área de segurança, além da Guarda Municipal, as eleições terão parceria das polícias Civil, Militar e Federal.

De acordo com o TRE-PR, serão aproximadamente 8 milhões de eleitores em todo o Paraná e o planejamento para a realização do pleito leva em conta as características da eleição (maior tempo de votação e possibilidade de segundo turno) e os preparativos de logística levam em consideração a quantidade de eleitores, seções eleitorais, locais de votação e colaboradores (mesários, secretários de prédio, auxiliares do Juízo e roteiristas), além do transporte das urnas eletrônicas.

Além do Projeto Eleições, o encontro entre Rangel e Xisto Pereira serviu como ponto de partida para parcerias no âmbito educacional entre as instituições. “Estamos elaborando um projeto para ministrar palestras sobre segurança para servidores do TRE-PR”, adiantou Rangel. Também participou da reunião a coordenadora de Planejamento Estratégico do TRE-PR, Solange Maria Vieira.

Divulgação