Linha Verde Sul (BR-476) tem bloqueio para pintura do asfalto

Escrito por Luciana Cristo. Postado em Notícias

Os trabalhos de pintura do asfalto novo na BR-476, ao final da Linha Verde Sul, terão continuidade nesta sexta-feira (15/12), a partir das 9h. O trânsito terá bloqueios parciais e será acompanhado por agentes da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A orientação, ao motorista que puder, é que evite a região.

No início da manhã, o trânsito fluirá em apenas uma das pistas no sentido Fazenda Rio Grande-Curitiba, para conclusão a pintura (sinalização horizontal) em cerca de 300 metros. Na sequência, as equipes da Setran começam a executar a pintura no sentido contrário (Curitiba-Fazenda Rio Grande), até as 17h. A previsão é que o serviço seja concluído no sábado (16/12).

A fresa e o recape da via foram concluídos 25 dias antes do previsto. A Secretaria de Obras Públicas recuperou 3,6 quilômetros da rodovia (1.840 metros em cada sentido), no trecho entre a alça de acesso do Contorno Leste e a Rua Izaac Ferreira da Cruz. O investimento nas obras é de R$ 1,9 milhão, recursos do município. A obra é uma das mais aguardadas pelos curitibanos e garantirá maior segurança e conforto aos motoristas que utilizam a via.

Guardas municipais poderão emitir multas de trânsito

Escrito por Luciana Cristo. Postado em Notícias

Profissionais da Guarda Municipal estão autorizados a atuar como agentes da autoridade de trânsito em Curitiba. A nova atribuição é respaldada pela portaria nº 19, assinada pelo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, que credencia e designa servidores da Guarda Municipal para esta nova função. A atuação como agentes do trânsito começará a ser exercida em janeiro de 2018.

“Estamos avisando com antecedência para que a informação chegue a todos os motoristas antes que os guardas municipais comecem, de fato, a atuar também no trânsito”, informa Rangel.

Os guardas estão habilitados a notificar condutas irregulares de motoristas, como estacionamento irregular e excesso de velocidade, principalmente naqueles locais em que a Guarda Municipal já está presente, como parques, bosques, escolas e eventos, além de apoio eventual a operações da Superintendência de Trânsito (Setran). “Queremos que o motorista respeite as leis de trânsito, para garantir mais segurança a ele, a outros motoristas, ciclistas e pedestres”, diz o secretário.

Treinamento

O primeiro estágio dos guardas municipais no trânsito ocorreu durante a implantação do binário Mateus Leme-Nilo Peçanha, no final de novembro. Ao longo dos últimos meses, os guardas municipais passaram por capacitações específicas, com aulas teóricas e práticas. Além da própria Setran, o treinamento foi realizado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), para padronização no processo de fiscalização.

A nova atividade dos servidores da corporação foi regulamentada pelo decreto 1.698/2017, que acrescenta este item às atribuições específicas da carreira da Guarda Municipal. “Iremos atuar como um complemento nessas ações, sem alteração nas tarefas atualmente desempenhadas pela Superintendência de Trânsito (Setran)”, afirma o diretor-geral da Guarda Municipal de Curitiba, Odgar Nunes Cardoso.

Voluntários da Pátria terá bloqueio no domingo para obra da Sanepar

Escrito por Luciana Cristo. Postado em Notícias

O trecho da rua Voluntários da Pátria, entre a Cruz Machado e a Carlos de Carvalho, estará bloqueado totalmente para a passagem de veículos na manhã do domingo (17), para obra da Sanepar.

A previsão é que a obra de conserto do ramal de esgoto ocorra entre 9h e 12h, com orientação de servidores da Sanepar.

Linha Verde terá bloqueio parcial para trabalhos de pintura na pista

Escrito por Luciana Cristo. Postado em Notícias

Com a conclusão da fresa e recape, 25 dias antes do previsto, as equipes da Prefeitura começarão nesta quinta-feira (14/12) o serviço de pintura no novo asfalto da BR-476, no final da Linha Verde Sul. Os trabalhos serão executados a partir das 9h pelas equipes da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran).

A sinalização começará em frente à fábrica da Mili, no sentido Fazenda Rio Grande-Curitiba, e deverá ser feita até as 17h. O trânsito fluirá em apenas uma das pistas e a orientação ao motorista é que evite a região.

Os trabalhos de sinalização horizontal terão apoio de agentes da Setran e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que farão a orientação aos motoristas que passarem pela região. A previsão da equipe de Engenharia da Setran é que a pintura prossiga, com a mesma programação de horário, até o sábado (16/12).

Obras de recape

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, explicou que o prazo inicial para obra era de 60 dias. “Com muito trabalho, fortalecemos as equipes e conseguimos concluir essa importante obra antes do prazo para reduzir o desgaste para motoristas que utilizam esse trecho”, afirmou ele.

Eduardo Pimentel destacou ainda que a obra foi feita com pavimento mais barato e de qualidade produzido na Usina de Asfalto Norte, reativada em março pelo prefeito Rafael Greca. Desde o começo do ano foram iniciadas obras de recape e pavimentação em 65 importantes ruas da cidade, em todas as dez Administrações Regionais.